segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Documentação, Papelada, Burocracia.....

Muitos estão me perguntando o que preciso em relação a documentação para se fazer uma viagem como a que irei realizar. Pois bem...
Minha viagem passará por Bolívia, Peru, Chile e Argentina.
Para cada país é uma exigência diferente e as vezes as informações que nos chegam são um pouco equivocadas. Mas, tentarei explicar um pouco.

Documentos pessoais.

Apesar de todos os países que passarei pertencerem ao Mercosul e não ser obrigatório a apresentação do passaporte, optei por levar o mesmo, pois além de agilizar os tramites nas aduanas, acredito eu, que é um documento com muito mais informações do que simplesmente o RG que é um documento obrigatório para uma viagem como essa, atualizado é claro.
Um item obrigatório para essa viagem é a Carteira de Vacinação Internacional com o registro da vacina de Febre Amarela. A mesma pode ser tomada em qualquer posto de saúde mas a Carteira Internacional só em algum posto da ANVISA, que no meu caso o mais próximo é o do aeroporto de Viracopos.

Habilitação Internacional. Muitas dúvidas ainda existem sobre este documento, alguns dizem ser obrigatório, no entanto outros dizem que já foram parados e nada foi solicitado. Na dúvida resolvi levar. Mas o DETRAN está me pregando uma peça, pois segundo o site me informaram que em 7 dias úteis receberia em minha casa, hoje dia 01/08/11 já fazem 15 dias e nada... Estou aguardando para ver o final de mais essa “novela”.
Documentação da Moto.

Viajando de moto, você pode se enquadrar nas três situações abaixo:

1- Moto quitada no seu nome;
2- Moto de terceiro (quitada ou financiada);
3- Moto alienada (financiada).

Para as três situações a Carta Verde é obrigatória. Ela é um seguro contra acidente com terceiros que é válido nos países do Mercosul (Chile, Argentina e Paraguai) Bolívia e Peru não há cobertura.
Este seguro estou contratando junto a Magna Seguros U$ 54,22 (dólares) para 15 dias de cobertura, dias em que ficarei no Chile e Argentina.

Na situação de moto alienada, financiada por bancos, com posse desta Carta Verde, você deve entrar em contato com o banco financiador e solicitar uma Autorização para circular com a moto por países estrangeiros.

Moto em nome de terceiros. Seja no nome do seu pai, esposa ou da empresa, neste caso será preciso uma declaração do proprietário autorizando você a circular com a moto pelos países X, Y, Z... essa declaração deve ter firma reconhecida, e a ela somada cópias autenticadas. Em posse delas, ai sim deve-se ir nos consulados pegar a chancela que valida tal documento.

No Peru está correndo um boato que não é aceito a Carta Verde e em seu lugar foi instituído o SOAT em janeiro de 2011. Esse seguro contra acidente de terceiros pode ser tirado na Aduana Peruana. Porém 2 amigos acabaram de passar por lá e nada foi solicitado.

Espero ter esclarecido a dúvido de alguns e ajudado a outro.
Qualquer dúvida estou aqui para "tentar" esclarecer.
Abraços.

Um comentário:

  1. Tudo bem, xará? Sou Gargamel que acompanhou sua viagem com o Fabricio Ferro na lista Big Trail. Quero dar uma informação adicional.

    O SOAT foi criado e implantado em 2002 obrigatório a estrangeiros que permaneçam menos de 30 dias no país. Acima disso já obriga a outra documentação. Como 70% da frota de 1.500.000 circula na capital,b quase não se pede o SOAT, mas ele é necessário em caso de acidente, sob pena de retenção do veículo.

    Viajo pra lá de novo dia 1º de janeiro. Parabéns pelo blog! Se puder nos linkar, podemos trocar link.
    MotoTuristas.blog.br

    ResponderExcluir