domingo, 18 de setembro de 2011

16º Dia – Atico/PERU a Moquegua/PERU – 537 Km

Saímos cedo de Atico, abastecemos as motos e caímos na estrada pois nosso objetivo era o Chile, digo era pois não conseguimos chegar.

Logo depois que saímos de Atico seguimos a estrada que margeia o Pacífico, de um lado o oceano de outro grandes montanhas, é necessário muita atenção pois qual quer descuido é morte na certa. Ou se tromba com um caminhão de frente ou cai no precipício direto nas pedreiras do oceano. O tempo nesse trecho estava muito fechado e frio.

Em uma das curvas vi um caminhão descarregando alguns cabos de aço na beira do precipício e imaginei que deveria ter alguma coisa lá embaixo que estariam querendo resgatar. Dito e feito, algumas curvas a frente paramos e pude avistar que lá embaixo tinha algo que se parecia com o resto de uma carreta que despencou, só espero que o motorista tenha conseguido pular da cabine antes da queda.

Em Camana abastecemos as motos novamente e tocamos para Arequipa, na subida muita neblina e depois o tempo começou a esquentar, a temperatura chegou a 30º.

Entramos em Arequipa desviando quase 80 Km da via principal pois precisávamos comer algo e também precisávamos achar um caixa ATM para sacar uma graninha. Aproveitamos e fizemos um tour pela cidade, que por sinal é uma cidade muito grande e bonita.

De volta à estrada seguimos para Moquegua, e na descida a temperatura despencou novamente chegando a 12º.

Passamos por um longo trecho de uma área militarizada onde não se é permitido tirar fotos, tem vários aviso na estrada, eu não quis arriscar não apesar de não ter ninguém por perto. Foi uma pena pois a região ali é linda, um deserto vermelho e só a estrada que corta o mesmo.

Nesse trecho acho que foi a maior reta da viagem 65 km de uma única reta, coisa de louco.

Passamos por vários túneis escavados na própria rocha e faltando 20 km para Moquegua começou a escurecer e decidimos por unanimidade que ficaríamos em Moquegua mesmo por questões óbvias, nada de rodar a noite por países estranhos, principalmente próximo a fronteiras. Então ainda faltam aproximadamente 160 Km para o Chile.

Demos algumas voltas atrás de hostal com garagem e por incrível que pareça só tem 3 na cidade, ficamos no mais barato.

Mas antes de fazermos o check-in demos uma volta atrás de algo para comer, acabamos em um pizzaria.

Amanhã sim é Chile e se tudo correr bem, antes do almoço.

Segue algumas fotos de hoje.

Abraços.

Estrada beirando o oceano.
Tempo nublado.
Um dos vários túneis.
Resto de uma carreta de caiu.
Tente achar a carreta da fotos de cima.
A estradinha requer cuidado.
Outro túnel.
Catedral de Arequipa.
Chafariz de praça de Arequipa, eita lugarzinho para ter pombas.
Catedral.
Ferro e os peruanos ao fundo.