quinta-feira, 22 de setembro de 2011

18 e 19 Dias de viagem

Pessoal como ficamos dois dias meio que incomunicáveis estarei postando o blog dos dois últimos dias em uma única postagem. Abraços.

18º Dia – Pozo Almonte/CHILE a Ollague/CHILE – 248 Km.

Acordamos cedinho e sem café da manhã mesmo seguimos para Humberstone, cidade declarada em 2005 patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.

A cidade foi criada em 1862 para a extração de salitre e em 1960 foi paralisada suas operações. Toda a população da cidade foi embora deixando uma cidade enorme para trás, algumas parte da cidade achei meio que fantasmagórica e o ambiente é meio carregado. Um clima meio pesado, mais vale muito o passeio, a cidade tem tudo ainda, casa, escola, hospital, teatro, igreja, oficinas de manutenções das fábricas, as fábricas, oficina de manutenção das locomotivas a vapor, usina de energia elétrica, etc, etc, etc...

O único problema é que nem todos os visitantes respeitam os lugares visitados, nas habitações e outros demais prédios existem muitas, mas muitas pixações mesmo, uma falta de respeito e educação, acho que as visitas deveriam ser monitoras e guiadas para não existem este tipo de depredação, deixem que o tempo de fim ao lugar e não os vândalos.

Saindo de Humberstone voltamos a Pozo Almonte para comermos algo, trocar o óleo das motos, abastecer, inclusive os tanques reservas, pois já tínhamos a informação que combustível só em Calama, mas o caminho que escolhemos para chegar até lá é que foi um pouco diferente. E também para o Ferro trocar o pneu da XT...

Infelizmente optamos por não ir ao Salar de Uyuni, por motivos óbvios, na Bolívia há uma dificuldade muito grande em se comprar combustível e o caminho que escolhemos não há nada e também que tínhamos informações que a temperatura a noite cai abaixo de -15º C. Então, alteramos nosso roteiro, escolhemos um lugar mas inóspito ainda, muito mais deserto e também passando por salares.

Saimos de Pozo Almonte ao 12:00 hora local e começamos a subir a cordilheira. Visual lindo tocada de leve para economizar combustível algumas paradas para foto. E de repente em uma reta vejo um carro da policia na contra mão dando sinal de luz mandando sair para o acostamento, paramos as motos mas a policia foi embora... Estranho!?!?!? Que nada... Logo abaixo foi surgindo 4 carretas carregadas com uma pá carregadeira e 3 caçambas de caminhões usados em minas de minério, coisa gigantes, vejam as fotos abaixo. Precisamos colocar as motos para fora do acostamento pois a carga era tão grande que ocupava as duas faixa e os dois acostamentos. Eu tirando fotos das carretas e o motorista de uma das carretas tirando fotos de nós. Ahahhahaha

Voltamos para a estrada, subimos mais um pouco e nos deparamos com uma cancela fechando a estrada, ali é a entrada da segunda maior mina de mineiro do Chile a Collahuasi, onde se trabalham mais de 100.000 (cem mil) pessoas, com turno de 7 dias de trabalho e 7 de descanço. Fomo impedidos de continuar pela rodovia pois é de uso exclusivo da mineradora, pode!.?!.?!

Aí voltamos 30 metros e fomos até as polícia Carabineira para conseguir alguma informação de por onde seguir ou se teríamos que voltar para Pozo Almonte. Aí é que começa a parte legal... Os policias Carabineiros, começaram a perguntar sobre a viagem, de onde vínhamos, para onde iríamos, o que fazemos no Brasil, mas não como um interrogatório e sim por curiosidade, ns indicaram um caminho por terra, 80 km e quando estávamos quase saindo de volta a estrada nos convidaram para entrar em seus alojamentos para tomarmos um café, e dá-lhes perguntas sobre a viagem, curiosidades, muitas risadas, aí chegou o café, bolachas, biscoitos, manteiga, etc... Nunca tive um tratamento assim no Brasil pela polícia Brasileira, os Carabineiros estão ali porque amam o que fazem, são pessoas boas demais.

De volta para a estrada para concluir os 80 km até Ollague, coisa de uma hora e pouco né? Que nada... Levamos quase 5 horas para concluir esse trajeto, muita areias e muitas pedras.

Quase, eu disse quase viu Alex, vária aquisições de terrenos, mas nada a perícias dos pilotas ajudou um pouco. Ahahahha

Bem no alto da cordilheira chegamos as Ruinas de YUMA a 4401 msnm, já existem algumas cabanas onde passaríamos a noite, mas achamos melhor não, dentro de um das cabanas tinha uma pedra de gelo enorme, ainda tinha sol e a temperatura marcava 4,5ºC e ventava muito.

Acho que a decisão de não ficar ali foi a coisa mais sensata de nossas vidas pois a noite aquilo de chagar por volta de -15ºC.

Começamos a descer em direção a Ollague a minha DR deu um probleminha, que foi logo resolvido coisa de 10 minutos perdidos.

Começou a escurecer, a esfriar e o terreno a piorar, mas aí faltando 20 km já se dava para avistar as luzes de Ollague um vilarejo minúsculo no meio dos Andes.

Em certo momento paramos as motos, desligamos e apagamos tudo, que sensação.... Um breu total, um silêncio que chegava a doer os ouvidos... hahahaah Não se via nada, não se ouvia nada, somente aquele tapete de estrelas no céu, dava até para sentir a presença das imponentes montanhas ao nosso lado.

Motores ligados, borá descer.... Chegando bem, próximo a Ollague a cidade sumiu... As luzes se apagaram e só encontramos a cidade pelo GPS. Depois descobrimos que a eletricidade vem de um único gerador que acabara de dar problema.

Perguntamos novamente ao Carabineiros sobre um local para passar a noite, achamos a pousada, e depois que voltou a eletricidade tomamos um banho e fomos preparar nossa jantar, comida liofilizada, ainda bem que tínhamos pois ali no vilarejo não se tem nada.

19º Dia – Ollague/CHILE a San Pedro de Atacama/CHILE – 310 Km.

Acordei cedinho e percebi que estava muito frio.

Sai para conferir na moto e o termômetro marcava -8,8ºC, isso as 7:30 da manhã.

Tomamos um café da manhã, arrumamos nossa bagagem e saímos em direção a Calama.

Saímos margeando a fronteira com a Bolívia e passamos por alguns salares, em um deles havia flamingos, parei para fotos é claro, lugar lindo demais.

Depois de uns 150 de terra, achamos o asfalto novamente em mais 50 km estávamos em Calama, abastecemos demos um trato nas correntes das motos, comemos um pizza e tocamos para San Pedro de Atacama.

No caminho para San Pedro, resolvemos ir visitar o Valle de La Luna, mas....

Já vimos tantas coisas muito mais belas nesses últimos 18 dias e já vivemos tantas experiências que o Valle de La Luna não teve a menor graça. Achei fraquinho demais, não se tem nada para ver. Mas valeu pelo passeio.

Já em San Pedro, depois de muito procurar achamos um hostal baratinho e com internet.

Saimos para jantar, comida barata e boa.

Amanhã devemos ficar por aqui para alguns passeios, cuidar das motos e no dia seguinte seguiremos para a Argentina.

Abaixo seguem algumas fotos dos últimos 2 dias.

Abraços.

post

4 comentários:

  1. nossa quantas saudades das estradas
    parabéns

    Ismael

    ResponderExcluir
  2. Legal EGEA, tá legal a postagem de fotos e os relatos. Aquela cidade fantasma é realmente tétrica, quando passei lá tive sensações esquisitas..... Abraço pra vocês e curtam a viagem.

    ResponderExcluir
  3. Acompanhando quase que diariamente - e as lombrigas me comendo vivo.
    Boa sorte no percurso, vão com Deus !!
    Abraços
    TW

    ResponderExcluir
  4. Boa noite dupla dinamica, estou acompanhando a viagem de vcs, com uma inveja (boa é claro), gostaria muito de estar aí vendo esses lugares maravilhosos, mas ao mesmo tempo estou muito feliz de estar em casa novamente. Tenho certeza que a saudade de vcs de estar em casa esta pegando forte... mas força aí, pois essa viagem ninguém tira de nós.
    Grande abraço,
    Zé Glauco.

    ResponderExcluir