terça-feira, 6 de setembro de 2011

4º Dia – San Jose de Chiquitos/BOL a Entre Rios/BOL – 501,6 Km

Hoje o dia começou comigo tentando fazer a regulagem do carburador da moto do Robson que estranhou a gasolina Bolivia.
Saímos por volta de 7:00 da manhã e paramos para compara uns paes e presunto em lata pois o café do “hotel”, foi só café mesmo que somente o Guto e eu tivemos coragem de experimentar.
Como as motos já estavam de tanques cheios, caimos na estrada, depois de 65 km rodados encontramos com a estrada de terra, foram 55 km de terra uns trechos muito ruins e depois um estradão onde deu para desenvolver uma velocidade boa, depois de volta para a rodovia concretada.
Chegamos em Santa Cruz de la Sierra, abatecemos, trocamos uns dinheiros e estrada navamente.
O problema é que depois de Santa Cruz de la Sierra o transito ficou pesado e com muitos caminhões e não conseguimos desenvolver a viagem.
Fomos parados pela policia camineira para a cobrança do pedágio 5 bolivianos cada moto.
Um problema muito sério aqui na Bolivia está sendo em relação a combustível, muitos não vendem para Brasileiros, outros vendem com o dobro do preço e todos os postos tem horário para fechar. Como o de hoje no final da tarde por exemplo.
No momento estamos no Pueblo de Entre Rios, pois as motos estão ficando sem gasolina, algumas já na reserva, e o posto fecha as 17:00 chegamos aqui as 18:00, então nada de gasolina. Estamos em um hotel bem melhor que o de ontem, mas em telefone, nem internet, nem nada…. Mas pelo menos tem água.
Hoje na estrada muitos bichos ainda, até porco tinha no acostamento, um perigo danado.
Passamos também pela região dos Hamich (não sei se é assim que se escreve), um povo de desendencia europeia que renega qualquer tipo de tecnologia, vivem como se fosse 1900 e nada…. O mais bacana que vi foi um garotinho Hamich, montado a cavalo pastoreando dezenas de cabeças de gado na beira da pista, teve um outro que quando viu as motos ao longe veio correndo a cavalo para ver a motos passar e comprimentar. Muito bacana.
A estrada está muito boa só chegando em Santa Cruz é que apareceu uns buracos mas nada de assustar não. Até aqui em Entre Rios o asfalto está perfeito.
Quanto a paisagem, não mudou muito não, passamos por várias pontes onde antes com certeza existia um rio mas agora é só areia e mato nada de água. Tinha um leito de rio que tinha até um onibus estacionado lá dentro em outro tinha caminhões estraindo areia, mas água doce… nada.







3 comentários:

  1. que bom que mandaram noticias! Porque alguns postos nao vendem gas para brasileiros? sao so para brasileiros ou para estrangeiros em geral?

    ResponderExcluir
  2. OI Ro, estou muito feliz com as novidades.. bom hoje vim aqui na casa do meu pai e deu para eu dar uma passada por aqui... estou muito feliz...pode ter certeza q assim q possivel venho dar uma passadinha para saber noticias dos meus migos queridos... beijos para vc e pro ferrolino....

    GI

    ResponderExcluir
  3. Nossa, até o Rio Grande está sem água !

    Esta comunidade que vocês viram, são descendentes de alemães Menonitas, o padrão de vida deles é este mesmo, pois acreditam que tecnologia é coisa do diabo, pode ?

    Boa viagem !

    ResponderExcluir