domingo, 11 de setembro de 2011

8º Dia La Paz/BOL a Puno/PERU – 281 km


Hoje saimos da Bolivia.


Acordamos cedo e como as motos já estavam abatecidas, saimos cedinho rumo ao Peru.


Rodamos um pouco e precisei parar para colocar umas luvas mais quentes pois nem com os “Tpas manos”instalados já no dia anterior na hora da chuva estavam dando conta do frio. O trajeto é lindo dá para ver uma boa parte da cordilheira com seus picos nevados.


Seguimos ao estreito de Tiquina para cruzar o Titicaca de balsa e uma coisa eu lhes falo, foi uma aventura e tanto.


A balsa é muito precária a maioria delas quem pilota é um garoto de não mais de 15 anos.


Para entrar na balsa foi fácil, entra-se de frente mesmo, o problema foi sair, tem que sair de ré e não tem como manobrar a moto em cima da balsa então o jeito foi tirar uma a uma as motos no braço mesmo.


Depois de passado o sufuco seguimos para Copacabana, muito linda a cidade com sua igreja e a estradinha para chegar até lá é mais legal ainda. O Carioca ficou encantado com a estrada e suas curvas. Eu preferi ir na manhã só apreciando a paisagem, coisa que não tem como descrever.


Uma coisa interessante em Copacabana é quenos finais de semana eles enfeitam os carros com forres e adornos coloridos, o padre abrençoa o veículo e depois ele jogam cerveja ou champagne no mesmo.


Fotos feitas seguimos para a aduana, para se fazer os tramites de saida da Bolivia não se levou mais de 20 minutos para que todos os 5 já estivessemos oficialmente fóra da Bolivia, aí seguimos para a aduana Peruana, aí sim o bicho pegou.


A imigração foi rapida mas a aduana das motos… Além de demorar muito para preencher os papeis com os dados da moto, um policial corupto FDP queria a qualquer custo tomar uma grana nossa, queria US$ 100,0 cada um, coisa que com muita conversa conseguimos que ele baixasse para US$ 50,00, mesmo assim o ladrão de farda levou uma grana em nossas costas. Na Bolívia fomos parados várias vezes mas em nenhuma foi pedido ou oferecido propina. Agora já na entrada do Peru, tomamos com cinquentão.


Na aduana encontramos com Greg e Ulka, um casal polonês que estão descendo para Bueno Aires desde Guatemale com sua KTM Adventure 640, uma viagem por volta de 7 meses.


Vamos falar de coisas boas… Puno, logo que chegamos veio um rapaz, o Ravier e nos ofereu o paseio para as Ilhas Flutuantes de Uros.


Ele mesmo já nos arranjou um estacionamento para as motos e nos levou a um local para comer um lanche de ramon (presunto).


Pegamos o último barco para as Ilhas e não poderia ser melhor pois o visual do por do sol no Titicaca é fantástico.


Visitamos apenas uma ilha mas ja deu para se ter uma boa idéia de como vive esse povo, cujo a única forma de renda vem da pesca e venda de artesanatos.


Hoje no lago existem cerca de 40 ilhas de nelas vivem mais de 2500 pessoas, algo sureal mesmo é ver como vivem, tive a oportunidade de entrar em uma de suas casas e tirei até algumas fotos.


O por do sol foi algo que mesmo que eu tente não conseguirei descrever, melhor verem as fotos.


Voltando a terra firme um o guia do barco que també se chama Ravier nos indicou um hotel, muito bom e barato, com internet e tudo o mais e aqui o chuveiro realmente é quente…hahahah


Gsotaria de agradecer a todos pelos comentários, estou lendo todos sempre que possível.


Carioquinha, Tulio, o recado foi passado.


Fatos interessantes… A moto do Zé Glauco voltou ao normal. Acho que ela não queria mais rodar na Bolivia, e pra falar a verade… Nem eu…


Segue algumas fotos de hoje. Agora tentarei dormir um pouco.












































5 comentários:

  1. Oi amorzão(Fa)!!! Olá galera!

    As fotos estão lindas, a viagem deve mesmo ser dos sonhos. Como o Rodrigo bem colocou, as ilhas parecem mesmo sulreais!!!!
    Estou aqui acompanhando a história de vocês, narrada pelo Egea, e sentindo falta de um depoimento dos demais. E aí? Como está sendo tudo isso pra vocês? Como está o convívio? A amizade? A parceria? Tão importante quanto conhecer novos lugares, viagens como esta nos fazem conhecer melhor a nós mesmos e nossos limites. Como está sendo isso pra vocês?
    Que Deus esteja com vocês por toda estrada e que possibilite muita meditação e reflexão (inspiração para isso parece não faltar, kk). Juízo e muita surpresa boa pra vocês!
    Beijos..

    ResponderExcluir
  2. Aqueles casebres e o barco de palha (acho q é palha) parecem de brinquedo... mas aquele por-do-sol... realmente indescritível...

    Andrea - prima

    ResponderExcluir
  3. Oi irmão, pelo visto vcs estão ótimos, apesar do friozinho e das dificuldades encontradas (balsa), mas faz parte, rs....e essas fotos, esse lugar maravilhoso, as casas, barcos. montanhas, gelo....demais
    Fiquem com Deus, aproveitem muitooo.
    Estamos acompanhado vcs.
    Bj....KAtia

    ResponderExcluir
  4. Grandes fotos, relato legal, companhia melhor ainda. EGEA esta tua DR está maravilhosa de bonita. Já sei quem vai fazer meus alforges de alumínio............hehehhe
    Abraço para todos, fala pro Robson cuidar pra não cair mais.
    Averbeck.

    ResponderExcluir
  5. muito legal
    estou acompanhando tudo
    agora conta como esta mamchu pichu
    abraços a todos
    ismael

    ResponderExcluir